Barragem Santa Bárbara

A barragem Santa Bárbara foi construída na década de 1960 pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), com o objetivo de evitar cheias na área urbana de Pelotas, bem como proporcionar reserva para abastecimento público de água potável. Atualmente a Estação de Tratamento de Água do Santa Bárbara, construída à jusante da barragem, trata cerca de 80.000.000 de L.dia-1, representando 45% da água potável consumida pela população do Município de Pelotas.

Com uma bacia de captação de 9.200 hectares, uma superfície de acumulação de 600 hectares e lâmina d’água de 450 hectares, a barragem Santa Bárbara tem como afluentes diversos pequenos arroios, vulgarmente reconhecidos como: Sanga da Granja, a Sanga do Sonho, a Sanga Epaminondas, a Sanga da Gama, a Sanga dos Trilhos, Sanga do Passo do Cunha; Sanga da Barbuda e do próprio arroio Santa Bárbara, que, por sua vez, recebem despejos agrícolas, industriais, domésticos e servem como sistema de drenagem de águas pluviais por onde passam, conduzindo todos estes efluentes à bacia de acumulação da barragem, de forma que existe grande probabilidade deste importante recurso hídrico vir a ter comprometida sua qualidade.

Relato sobre a caminhada:

“O caminho até a Barragem nos fornecia a impressão de estar caminhando na “colônia”, depois de algum tempo caminhando nessa estrada chegamos ao nosso destino, um local muito bonito, com muitas árvores e pássaros.

 vista aérea da barragem

A visita a este local serviu para salientar mais ainda sobre os cuidados que devemos ter com a natureza e sobre como devemos utilizar da melhor forma a nossa água potável.”

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: